À Sombra da Lua - Marcos Debrito ♥


Olá, eu sou a Val, e já vou dizendo que vou falar de um livro inacreditavelmente incrível, "À Sombra da Lua" do autor Marcos Debrito, o mesmo que escreveu, "Condado Macabro", "A Casa dos Pesadelos" e "O Escravo de Capela.", tem resenha de todos eles aqui no blog. 
Mas vamos lá...

(Sinopse) "Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. (...) "À Sombra da Lua"  explora o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério."


-Eu fiquei tão animada quando comecei a ler esse livro, estava esperando muito por essa leitura, pois já conheço o trabalho de escrita incrível do Marcos, e tinha certeza que esse também seria um ótimo livro. 

Já de inicio no prologo, embarcamos no período da Grécia Antiga, e podemos ver a maldade dos homens, e como Zeus os castigam. E após isso o livro se divide em dois períodos.

O segundo período se passa em 1893, quando Bastiano Cesari, sua esposa Clemenzia Giardini Cesari, e suas seis filhas, desembarcam no porto de Santos, São Paulo. Essa é mais uma família de imigrantes Italianos que buscam uma vida melhor nas terras brasileiras. Eles vivem uma vida simples, mas cheia de amor e carinho, Bastiano é um bom pai, amoroso, e um ótimo marido.

Depois dessa introdução sobre a Família Cesari, vamos ao terceiro período, em 1920, agora na Vila Socorro, interior de São Paulo. Mortes violentas estão acontecendo nesse vilarejo pacato, e o alcaide (um tipo de governador) da vila, Ronaldo Magalhães, não tem mais ideia do que fazer. Muitas teoria foram criadas, muitas delas fantasiosas, mas na verdade ninguém sabe dizer o que realmente acontece e quem é o responsável por essas mortes.

"Os acontecimentos terrenos que se relacionam com  as fases da lua caminham por gerações através das crenças populares. Muito antes da ciência, esse astro era usado como guia de tempo, direção e colheita. A influência da lua, por mais confusa que possa parecer, merece sua devida atenção." (Trecho do livro, p. 23)

Ainda em 1920, conhecemos os personagens aos poucos, Alana filha do médico da Vila, Flávia sua melhor amiga e confidente, Carlos George, que ama caçar, e é inconformado com a libertação dos escravos. Seu filho Vicente de Arruda Barros, que é um ótimo moço, super correto, cavalheiro, e um bom amigo de Flávia e Alana. 
Ainda temos outros personagens como seu Sebastião, um idoso de 70, que é o coveiro da Vila. Álvaro, um rapaz simples, que vive do cultivo de hortaliças, é um tanto recluso, não tem muito status na vila, e não pensa no amor, mas tudo pode mudar ao conhecer Alana.

E ai tem o seu Valêncio, um velho misterioso, que outrora fora padre, mas que por algum motivo deixou a batina, ele chega cheio de teorias sobre as mortes, que segundo ele sempre ocorrem durante as noites de lua cheia.
Todos os personagens desse trama, seja ele o coveiro ou o médico tem seu destaque,e influenciam muito na história, são vários, mas garanto que não dá para se perder ou confundi-los, já que eles tem personalidade forte, e são bem estruturados, o caráter deles contribuem para o bom desenvolvimento da trama. 

Como uma boa história de Marcos Debrito, essa não poderia faltar o sobrenatural, nessa aqui a visão do lobisomem, é mais selvagem, não existe um lado racional da besta, ele é apenas instintos. E por conta disso as cenas são fortes e impactantes, muito, mas muito bem escritas, não tem aquele romance que algumas vezes vemos e séries e filmes, o bicho é sangue nos olhos.

"De acordo com o livro de Plínio, os Cynocephali foram uma das criaturas mais monstruosas de sua época e residiram nas montanhas da Índia até a sua extinção. Apesar de viverem em sociedade, com certo grau de organização, muitos dos seus costumes eram selvagens. Latiam para se comunicar uns com os outros, viviam em cavernas, vestim peles de animais como roupa e caçavam utilizando ferramentas primitivas." (Trecho do livro, p. 67)



Ao decorrer do livro vamos sendo cada vez mais surpreendidos pelos acontecimentos em Vila Socorro, entre 1893 e 1920, onde a besta ataca com maior crueldade, a surpresas desse livro nos deixam de queixo caído, com tantas revelações BOMBÁSTICAS! Sério, quando você pensa que acabou e não tem mais nada para ser revelado, Marcos nos espanta com mais uma revelação.
Se você quer Plot twist, toma que esse livro tem!!!

Ah ,e não posso deixar de falar de um outro personagem que aparece entre o meio e o final do livro, Ulisses Cannã, que foi enviado pela capital, para ser o "Salvador" da vila. Ele é arrogante, tem um ar de superioridade, mas é recebido bem pela população, que já não tem muita esperança.

Eu não esperava pelo final que teve essa história, para mim foi incrível, eu queria contar tudo, mas não vou dar spoiler,.. Leia essa livro nacional maravilhoso.

A escrita é super dinâmica e flui bem de mais, o autor soube o ritmo certo, de maneira que o leitor consegue acompanhar tudo sem perder o fôlego nos momentos de ação, dando a calmaria que a vila precisa ao amanhecer.

Nota:✮✮✮✮✮

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando Ela Desaparecer - Victor Bonini

O Escravo de Capela - Marcos Debrito